top of page

Faço trabalhos de edição, produção e roteiro de curta-metragens. Também atuo em todas as etapas de reportagens para Web TV.

Tenho formação em Iniciação Cinematográfica pela ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) e experiência com softwares de edição.

 

Curta Química e Natureza

CQN

O grupo internacional químico e farmacêutico Solvay Indupa criou um programa de educação ambiental e comunicação direcionado a estudantes da rede pública, o Química e Natureza. Dentro do programa, surgiu um projeto que promove concursos culturais e premia os vencedores com a experiência de participar da elaboração de um curta-metragem que aborde questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, o Curta Química e Natureza.


O projeto ocorre em escolas de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, pela relação direta com a natureza, por tratarem-se de áreas de proteção de mananciais. O processo de seleção e a faixa etária de participação são variáveis.

 

Na edição de 2009, o critério de seleção foi um concurso de redação com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade e o texto seria base para elaboração do roteiro de um curta-metragem, foi quando participei pela primeira vez. Tivemos um curso onde conceitos relacionados ao assunto tratado foram explicados e contextualizados historicamente, aprendemos técnicas de produção de roteiro, storyboard, filmagem e edição. Após a capacitação, uma câmera foi emprestada para cada participante que, a partir do próprio roteiro, pensou em personagens, locação e produziu o curta, que foi editado com auxílio em softwares profissionais e gravado em DVD para exibição nas escolas estaduais participantes.

 

O vídeo está disponível no YouTube:

Na edição de 2012, os participantes foram selecionados por meio de um concurso de fotografia, combinada a uma legenda expressando uma mensagem relacionada ao tema Energia Sustentável. Assim como na edição de 2009, um aluno de cada escola foi selecionado, somando-se onze participantes. Porém, desta vez, a proposta foi a produção de um único vídeo pelo grupo de jovens escolhidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O formato do vídeo, desta vez, também mudou, trata-se de uma animação, fruto de um trabalho em equipe, exercido após um estudo aprofundado do tema em questão e a sugestão conjunta de um desenvolvimento para a história. As imagens foram trazidas, impressas, editadas e recortadas pelos alunos que, sob orientação profissional, realizaram a montagem e filmagem juntos.

 

A foto com a qual fui selecionada encontra-se à direita da página. Tivemos uma aula de Artes para a realização da foto e, apesar de o concurso ser individual, todos os alunos contribuíram entre si para o êxito do trabalho fotográfico. Conceitos e técnicas fotográficas estavam incluídos na grade escolar para dar suporte ao projeto. Ambas experiências contribuíram para minha atual escolha profissional.

 

O vídeo está disponível no YouTube:

Foto vencedora do concurso com a legenda "A consciência da solidariedade para um mundo melhor".

Escola Livre de Cinema e Vídeo

ELCV

A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV), do município de Santo André, a partir de recursos alternativos, fornece vivência, técnica e conhecimentos sobre o cinema, sua história e linguagem. Os cursos são divididos em módulos de duração:

“Projeto Primeiro Foco: voltado para jovens de 11 a 16 anos, aborda três áreas intrínsecas para uma primeira compreensão da linguagem cinematográfica: direção, atuação e criação de roteiro. Os exercícios são criados a partir de mídias e recursos alternativos.

 

Interpretação para Cinema: estudo da relação do ator com a câmera e com os profissionais presentes num set de filmagem. O curso abre inscrições para atores que estejam interessados em dialogar com alunos do curso de formação que, neste núcleo, desempenham a função de diretor. O curso é orientado, sempre, por um profissional que tenha experiência na área de atuação e preparação de atores para cinema.

 

Projeto Santo André Documenta: oficina de Produção de Documentários a partir do Patrimônio Cultural material e imaterial do Município de Santo André, segundo as definições da UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.”

 

Minha primeira experiência na ELCV foi através do Primeiro Foco, onde nós, um grupo de jovens de 11 a 16 anos, assistimos ao filme Corra Lola, Corra e elaboramos nossa própria história, com a essência do que vimos, porém com recursos e contexto diferentes. Minha contribuição no trabalho foi com roteiro e figuração, porém a presença do trabalho coletivo foi uma experiência forte, divertida e construtiva, em que cada ação era decidida em consenso antes de ser colocada em prática.

 

O vídeo está disponível no YouTube:

Edição de reportagens para o Rudge Ramos Jornal

Reportagens

Cresce número de jovens empresários no ABC

São Bernardo é a cidade que mais produz lixo no ABC

bottom of page